segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lendas de Oxalá


Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo.Porém essa missão não lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigações para outros Orixás e Exu, aos quais ele deveria fazer alguns sacrifícios e oferendas.
Oxalá pôs a caminho apoiado em um grande cajado, o Paxorô.No momento em que deveria ultrapassar a porta do além,encontrou-se com Exu que, descontente porque Oxalá se negara a fazer suas oferendas,resolveu vingar-se provocando em Oxalá uma sede intensa.
Oxalá não teve outro recurso senão o de furar a casca de um tronco de um dendezeiro para saciar a sua sede.Era o vinho de palma o qual Oxalá bebeu intensamente, icou bêbado, não sabia onde estava e caiu adormecido.
Apareceu então Olófin Odùduà que vendo o grande Orixá adormecido roubou-lhe o saco da criação e em seguida foi a procura de Olodumaré,para mostrar o que teria achado e contar em que estado Oxalá se encontrava.
Olodumaré disse então que “se ele esta neste estado vá você a Odùduà,vá você Odùduà foi então em busca da criação e encontrou um universo de água,e aí deixou cair do saco o que estava dentro, era terra. Formou-se então um montinho que ultrapassou a superfície das águas. Então ele colocou a galinha cujos pés tinham cinco garras.
Ela começou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfície da água, onde ciscava cobria a água, e a terra foi alargando cada vez mais.Odùduà ali se estabeleceu, seguido pelos outros Orixás e tornou-se assim rei da terra.
Quando Oxalá acordou, não encontrou mais o saco da criação.Despeitado, procurou Olodumaré, que por sua vez proibiu,como castigo a Oxalá e toda sua família,de beber vinho de palma e de usar azeite de dendê.Mas como consolo lhe deu a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos nos quais ele,Olodumaré insuflaria a vida. riar o mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário